top of page

sobre

        REGISTROS DA PRESENÇA DE UMA ÁRVORE é um projeto artístico de ação/intervenção urbana que articula diversas linguagens do campo das Artes, como a                , a               , a                      , a                         e a                        . Foi realizada em Curitiba-PR, pelo artista Guilherme de Moraes Carriel, durante o ano de 2016 e início de 2017. 

              O projeto é fruto da pesquisa e trabalho desenvolvidos durante o período de um ano, na disciplina de Projetos Avançados (P.A) "Espaço, tempo e forma" que teve como foco o tema "Estéticas Urbanas: propostas para um novo Humanismo", ministrada pela prof.ª Dr.ª Tânia Bloomfield, do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Paraná.

          No projeto REGISTROS DA PRESENÇA DE UMA ÁRVORE, as anotações em um diário embasaram e motivaram a execução dos diferentes elementos que o constituem (DIÁRIO; PRESENTES; ACÚLEOS; CADERNO DE GRAVURAS e FOTOGRAFIAS) . Na companhia desse diário/livro de artista, a escrita se tornou, para o artista, uma forma de catarse reflexiva de questões que eram sensíveis, ao longo do dia. Ao escrever, ler e reler as anotações, percebeu que a temática da presença aparecia com grande peso nas páginas do livro.

                Registrar é  declarar algo por escrito, mencionar, assinalar, tomar nota de, guardar na memória como lembrança, e também marcar com regularidade, gravar um fenômeno e tantos outros significados e interpretações. Assim, compreende-se que todo o processo artístico aqui catalogado e reunido se configura em um registro daquilo que foi vivenciado de maneira presente pelo artista, esteja nas páginas do diário, nos textos desse site, na argila e na cerâmica, que mimetizam os elementos da árvore, nas gravuras, no caderno de gravuras ou nas fotografias. Tais materiais apresentados nesse site foram feitos com a intenção de produzir a sensação de presença, naqueles que interagem/interagiram com o trabalho.

 SOBRE o 
 ARTISTA: 

É bacharelando do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Paraná, também é instrutor de técnicas de Yoga e de Meditação, formado pelas Faculdades Integradas "Espírita" (2015) com ênfase em Yogaterapia. Reside e trabalha em Curitiba.

Sua poética artística atual está voltada para as questões que envolvem corpo, mente, consciência, experiência, vivência do momento presente e do silêncio, da materialidade e da imaterialidade, da transitoriedade e da permanência.

Seus trabalhos caminham entre a linguagem da escultura, da gravura, da cerâmica, da instalação e da literatura, onde possui grande interesse pelos livros/cadernos de artista.

Guilherme Carriel nasceu em 1992, em Ourinhos-SP.

bottom of page